Imagem capa - Perguntas Frequentes de Noivos por Rafael Ohana
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes de Noivos




PERGUNTAS FREQUENTES:


VOCÊ VIAJA PARA FOTOGRAFAR? ONDE VOCÊ MORA?

Com certeza! Estou disponível para fotografar em qualquer lugar que você queira. Atualmente eu moro em Brasília/DF/Brasil, e frequentemente viajo o Brasil e o Mundo para fotografar casamentos e ensaios. Esse tipo de trabalho chama-se Destination Wedding, ou Casamento no Destino, que ocorre quando saímos de onde moramos para ir ao evento em outra cidade, estado ou país. Quando o trabalho envolve viagens, precisamos negociar passagens aéreas ou combustível, hotel, transporte e alimentação. Se você mora fora de Brasília, entre em contato para que eu possa enviar a vocês um orçamento específico para o seu destino. 


QUAL LUGAR MAIS LOUCO QUE JÁ FOTOGRAFOU UM CASAMENTO?

Com certeza, foi o casamento que fiz na Disney em janeiro de 2017. Foi uma aventura e tanto. Lugar maravilhoso e mágico.


QUAL SEU ESTILO DE FOTO?

Sou diferente. Sou ousado e gosto de diferenciar no olhar e nos ângulos. Não sou fã de fotos posadas duras e sem graça. Sou especialista em fotojornalismo de casamento, ou seja, fotos espontâneas e naturais, explorando ao máximo os momentos do seu casamento do jeito que eles acontecem. Não somos de interferir nos acontecimentos. Nos ensaios uso da direção de modelos para dar maior realismo nas fotos fazendo elas parecerem naturais.


VOCÊ FAZ FILMAGEM?

Não faço filmagem. Admito que não sou um bom cinegrafista. Mas posso indicar excelentes profissionais que irão fazer isso com qualidade.


QUAIS SÃO OS SEUS PREÇOS?

Recomendo pedir seu orçamento na área de contato. Meus orçamentos tem validade de 1 mês.


COMO VOCÊS VÃO VESTIDOS NO CASAMENTO?

Nós não trabalhamos de terno e gravata. Normalmente vamos vestidos de calça social, sapato, sapatênis, camisa social, Algo no estilo esporte fino que nos dá maior mobilidade, rapidez de movimentos e conforto.


COMO POSSO RESERVAR A DATA DO MEU CASAMENTO?

Vamos marcar uma reunião para que possamos negociar os detalhes do seu casamento ou sessão de fotos. Podemos marcar um café ou cerveja no meu escritório. Farei um contrato formal e após essas formalidades sua data estará seguramente reservada.


O QUE NÓS NÃO FAZEMOS EM CASAMENTOS:

- Eu não costumo ir de mesa em mesa tirando fotos dos convidados pedindo pra eles se levantarem para fazer fotos posadas. Além de ser muito sem noção, você perde muito tempo do seu casamento. Uma tremenda arapuca. Mas se fizer questão, eu farei feliz pra você. Pra mim é muito fácil fazer fotos posadas. Não gasta meu cérebro.   #ficaadica 

- Não fazemos fotos com cor seletiva. Exemplo: Buquê colorido e o resto em preto e branco. Isso é brega demais. Dói na alma.

- Não costumo fazer poses estilo Book Fujioka, (mãozinha de coração no peito, casal fazendo aviãozinho estilo Jack e Rose do Titanic... essas coisas)  mas se você realmente quiser fazer, farei com certeza, mas com mais certeza ainda que nunca irá pro meu portfolio. kkk


QUANTOS CASAMENTOS VOCÊS FOTOGRAFAM POR ANO?

Para que eu possa dar um atendimento personalizado, ter uma conexão com o projeto do casamento e estudar fotografia, a fim de construir imagens únicas e verdadeiras, eu me limito a fotografar apenas 30 casamentos por ano. Essa é uma quantidade relativamente baixa para muitos profissionais da fotografia de casamento, mas eu não abro mão de fazer aquilo que eu acredito ser o melhor pra mim e para os casais que me procuram. Quero que você tenha certeza que eu irei fotografar apenas o seu casamento naquele final de semana. Com menos fluxo de trabalho, consigo trabalhar com mais criatividade, tempo para tratamento de fotos em pós produção, mais tempo para atender clientes, horários maleáveis, maior tempo para incubação de ideias e estudos, e claro, maior rapidez na entrega do material.


QUAL É O PRAZO PARA A ENTREGA DO TRABALHO ?

As fotos de ensaios, costumo entregar entre 4 e 8 semanas. As fotos do casamento entre 1 e 3 semanas dependendo do fluxo de trabalho.


QUANTAS IMAGENS VOCÊS ENTREGARÃO?

- Em um casamento eu entrego de 800-2000 fotos com tratamento básico em pós produção (luz, sombras, saturação, Brilho, Matiz, balanço de branco, cor, contraste e nitidez).

- Em um ensaio, entrego de 50 fotos.. Todas são editadas no photoshop e entregues em alta resolução e resolução para WEB. Caso queiram adquirir mais fotos do ensaio, isso será possível pelo nosso sistema de escolha de imagens.


ONDE POSSO VER MAIS IMAGENS SUAS?

Você pode acessar minha fanpage no facebook http://www.facebook.com/rafaelohanaphotography

Você pode me seguir no instagram também @rafaelohana


QUAL É A FORMA DE PAGAMENTO?

Todo o valor da cobertura fotográfica deverá ser quitado até a data do evento, você poderá pagar em dinheiro, cheque ou cartão de crédito. Os valores referentes a livros e álbuns poderão ser negociados para pagamento após a data do evento, caso preferir.


VOCÊ COSTUMA DAR DESCONTO?

Claro que sim! Todo pacote já está com desconto embutido, pois se você contratar cada serviço separadamente, o preço sairá um pouco mais alto. Conversando podemos tentar ajustar da melhor forma possível, um pacote para o seu orçamento. Também não cobrimos oferta de outros profissionais. Se chegar no meu escritório com um leque de outros orçamentos me pedindo pra cobrir, terei que jogar você pela janela. Pedir mais desconto ainda é uma indelicadeza. 


QUAL EQUIPAMENTO VOCÊ UTILIZA?

Trabalho sempre com duas câmeras digitais de ultima geração e diversas lentes profissionais.


VOCÊ TRATA AS FOTOS NO PHOTOSHOP?

Sim, normalmente trato todas as fotos dos ensaios no photoshop com bastante profundidade. Retiro imperfeições como espinhas, cravos, rugas de expressão, manchas na pele e enxugo gordurinhas se sobrar em algum cantinho. Deixo até com barriga de tanque e rostinho de Giselle.


As fotos do casamento em si, como são muitas, costumo editar todas elas no quesito: Cor, saturação, luz, contraste, balanço de branco, sombras e realces. Por isso recomendo para o dia do casamento, um bom maquiador(a) e cabeleireiro(a). Tanto para a noiva quanto para o noivo.


VOCÊ TAMBÉM FAZ ALBUNS? TERIA UM MOSTRUÁRIO DE DELES?

Claro, basta marcarmos um horário e atenderei você pessoalmente em meu escritório, onde eu guardo meu material impresso. Eu tenho alguns fornecedores, tanto no Brasil como na Europa. Sou um estudioso desses produtos e acho que uma boa fotografia precisa ser impressa. Sei que às vezes produtos bons possuem um custo elevado, por isso eu trabalho com três linhas de produtos: livros fotográficos, álbuns premium e álbuns fine art, cada um com suas características e preços, para que você possa escolher a melhor opção para o seu projeto.


VOCÊ TRABALHA COM PRODUÇÃO  E FIGURINO PARA OS ENSAIOS?

Normalmente não. O casal deve correr atrás de todos os detalhes dos ensaios. Costumo dar minha opinião sobre as vestes para não virar um samba de doido na hora das fotos.


VOCÊ FAZ FOTOS EM ESTUDIO?

Gosto de criar e mudar de lugar constantemente. Um estúdio com o mesmo fundo branco, cinza ou preto me tira essa liberdade. Hoje faço fotos apenas em locações fora de estúdio, mas se desejar podemos alugar um estudio por algumas horas para fazer o trabalho se desejar..


VOCÊ ESCOLHE AS LOCAÇÕES PARA OS ENSAIOS?

Posso escolher por vocês sem problema algum. Mas boas ideias são sempre bem vindas. E claro, tem que ter a ver com o casal.


VOCÊ TRABALHA COM QUANTAS PESSOAS NO DIA DO CASAMENTO?

Até 50 convidados : 1 fotógrafo  / de 50 – 300 convidados : 2 fotógrafos / de 300 – 500 convidados: 3 fotógrafos  / de 500 – 1000 convidados: 4 fotógrafos


VOCÊ VAI PESSOALMENTE FOTOGRAFAR NOS ENSAIOS E NA COBERTURA DOS EVENTOS?

Com certeza. Meu trabalho é todo autoral.. Estarei lá pessoalmente.


EU NÃO SOU FOTOGÊNICO(a), E AGORA?

Relaxa. Todos tem fotogenia. Basta achar seu melhor ângulo.


VOCÊS FOTOGRAFAM TODOS OS DETALHES SEM PERDER NADA?

Somos seres humanos. Tentamos captar todos os detalhes na medida do possível. É muito raro captar “todos” os detalhes em um evento porque às vezes o meio não nos permite. Temos que lidar com muita pressão, correria, horários e imprevistos que podem ocorrer. Por isso prometo dar o melhor da minha equipe, mas não prometo que vamos captar completamente tudo, porque tudo é algo muito extenso. Mas garanto que os detalhes em sua grande maioria com certeza estarão registrados da forma mais bonita possível. Faremos um briefing para sabermos o que é mais importante pra você para registrarmos seu casamento da melhor maneira possível.


VOCÊ TEM BOLA DE CRISTAL E ADIVINHA O QUE A GENTE QUER?

Sim-Salabin! Abracadabra!!! Berebekan Katabamda - Kikeráaa!!! Não. Não tenho bola de cristal e não sou sensitivo. Eu tenho uma linguagem fotográfica própria. Tenho minha própria visão sobre as coisas e isso é algo muito subjetivo. Se você quer fotos muito específicas ou ângulos muito específicos de algo no casamento, por favor, nos façam um briefing para que não  percamos esses detalhes tão importantes. Por exemplo: Se você quer muito que eu fotografe os Suplás das mesas em close porque é algo muito importante pra você, nos avise!


VOCÊ FAZ FOTOS FORMAIS POSADAS?

Claro que faço. Sempre fazemos essas fotos. Costuma ser bem rapidinho pra vocês não perderem o tempo de festa de vocês. Queremos que vocês se divirtam !


SE EU NÃO QUISER QUE VOCÊ PUBLIQUE MINHAS FOTOS NA WEB? NÃO QUERO ME EXPOR!

 Imagina um artista que faz uma obra de arte sem poder mostrar pra ninguém. É assim que eu me sentiria. Meio broxado. Não gosto de pisar em ovos.  Se for fotografar comigo, não faça nada que não vá querer que apareça na internet. Se quiser que eu fotografe sem permissão para divulgar, o preço é 3x o valor normal de qualquer trabalho. 


SE EU NÃO GOSTAR DAS FOTOS?

É direito das pessoas não gostar de algum serviço artístico. Nunca aconteceu de alguém me contratar e não gostar do meu trabalho. Quando o cliente vem até a mim ele já conhece meu estilo e sabe o que eu gosto de fazer. Normalmente eles respeitam isso. Com certeza terá fotos que você irá amar e outras que você talvez não goste. Normalmente eu entrego o que eu particularmente gosto. Mas gosto é que nem alma, cada um tem a sua.


PORQUE SUA LOGO É UM POLVO PIRATA CAOLHO?

Toda minha marca tem um significado. Por ser muito fã de piratas, resolvi seguir uma linha de produtos que fossem levados pra esse lado rústico. Costumo entregar para meus clientes não apenas fotos, mas um baú de tesouro. As memórias são nosso maior tesouro, e fotos são memórias, e memórias são um bem inestimável. Quando entrego minhas caixas com todo o material físico, costumo dizer que estou entregando um tesouro de valor inestimável para a vida. O polvo simboliza inteligência. Além dessa característica inerente a essa classe de animal marinho, flexibilidade e criatividade também o representam, o que resulta do fato de ele não ter esqueleto e ser ágil e flexível.. O tapa olho representa o jeito que todo fotógrafo fica quando vai fotografar. Um olho aberto na câmera e o outro olho fechado. As espadas simbolizam minha proteção junto ao Universo. O chapéu de pirata, porque eu vivo de chapéu para disfarçar minha careca e a âncora é considerada um símbolo de firmeza, força, tranquilidade, esperança e fidelidade. Dessa maneira, ela representa a parte estável do nosso ser, ou seja, aquela que, em meio as tempestades, é capaz de manter a estabilidade.


Se você leu todo o texto é porque tem interesse no meu trabalho e eu fico muito feliz por isso. Quero dizer que levo muito a sério minha profissão, e se você considerar ter a minha fotografia no seu casamento ou sessão de fotos, para contar a história desse grande dia, convido você a me enviar um email na página de contato.