Imagem capa - 7 Dicas fodásticas para noivos que vão contratar serviço de decoração! por Rafael Ohana
Toque de Mestre

7 Dicas fodásticas para noivos que vão contratar serviço de decoração!

E aí meus noivos queridos!!!!


Vamos falar um pouco sobre o clima que um ambiente bem decorado pode proporcionar. Responsável pelo ambiente emocional do espaço, pelo conforto e segurança dos convidados, dos noivos e dos profissionais que atuam durante o evento, a decoração deve ser bem pensada e planejada. Por isso, é preciso dedicar um bom tempo da sua agenda para pesquisar as melhores opções.


A Decoração é um dos itens mais importantes para uma festa de Casamento. Pode-se dizer que é o que vai deixar, aos ‘’olhos de nossos convidados’’, uma festa linda e encantada. A decoração tem esse poder de gerar um ‘ENCANTAMENTO’ nas pessoas!


Cada casamento precisa ter um estilo, uma característica única. Uma paleta de cores que transmita a personalidade dos noivos. A iluminação, os objetos e a mobília devem respeitar à harmonia das cores e fazer com que os convidados olhem para os detalhes e pensem “isso é a cara da noiva/noivo”, ou seja, é preciso criar uma identidade para a sua festa.


Você pode escolher a sua tendo por base a música predileta do casal, o filme favorito, ou a história de como se conheceram. Caso os dois sejam amantes da natureza, por exemplo, vocês podem optar por um casamento ao ar livre! ou, se vocês forem conservadores, o casamento tradicional é a opção ideal.


Aqui vão algumas dicas quentes de quem trabalha duro para deixar seu casamento com a sua cara.


1 – Visita técnica

É preciso avaliar o espaço que será realizada a sua cerimônia e festa. Verificar o tamanho dos espaços, as possibilidades e as necessidades. Muitos casais pedem algo simples, bonito e elegante. A subjetividade dessas palavras não define orçamento. O que é simples para um pode ser luxo para outro, e vice e versa.


Essa visita técnica deve ser acompanhada pelo decorador que irá propor soluções práticas e esteticamente adequadas ao orçamento de cada cliente;



2- Horário da cerimônia e previsão do tempo


O horário da cerimônia é importante ser considerado, pois, dependendo do horário, a paleta de cores pode mudar. Casamentos diurnos, por exemplo, são a cara do verão! portanto cores quentes como vermelho, rosa, amarelo e laranja deixam tudo mais bonito! Já casamentos noturnos e luxuosos pedem por decorações mais sóbrias, com cores frias.


Não se esqueça de procurar a previsão do tempo, caso o seu casamento seja ao ar livre, para não correr o risco de pegar chuva no dia da cerimônia! Não coloque em risco os valores do seu investimento (financeiro e sentimental), por conta de caprichos. Casar ao ar livre em época de chuva por que a data representa o dia do início do namoro pode ser arriscado demais. Muda a data ou muda o local, não desafie a natureza!!!



3 - Paleta de cores


A paleta de cores irá definir toda a identidade visual do seu casamento, tanto para as flores como para tecidos e papelarias. Escolha cores que imprimam sua personalidade e que combinem com o estilo da decoração. A Pantone sempre lança cores de tendências anuais que ajudam a nortear todo o universo de decoração existente, inclusive de Casamentos. As noivas podem se inspirar nas tendências anuais e nas sugestões dadas em anos anteriores.



4 - Use fotos de inspiração


Utilizar fotos de inspirações que norteiem o que você gosta no universo da decoração de Casamentos pode facilitar o trabalho do seu decorador e te ajudar a visualizar a junção dos itens, cores que ajudem a compor a decoração, unindo ideias para chegar a um denominador comum para o seu projeto. Hoje temos diversos aplicativos que ajudam nessas inspirações. O Pinterest hoje é um dos aplicativos mais usados para pesquisas de tendências e referências.



5 - Flores da estação


As flores são uma parte fundamental da decoração, mas hoje pode se considerar a parte mais onerosa também. Como flores são compradas por leilões, podem variar os seus valores de acordo com estações, datas comemorativas e clima. Escolher flores da estação, por serem mais facilmente encontradas, pode diminuir o valor gasto em flores. Outra dica em relação às flores é escolher a data para a realização do casamento nos meses que não se tem tantas datas comemorativas (Ex.: dia das mães, namorados e etc...).



Meses considerados de baixa temporada nesse quesito. Assim as flores estarão mais em conta por não ter um interesse publicitário em sua aquisição.



6 – Identidade Visual


Defina um estilo e seja coerente. Uma cerimônia e uma festa de casamento é a construção de um projeto. Tudo deve ser pensado e planejado antes da ação. Não é coerente, por exemplo, um convite rústico para uma festa clássica, nem uma decoração clássica durante o dia na fazenda! Todos os estilos são lindos, desde que sejam bem planejados e bem executados. Escolha produtos e serviços que tenham uma identidade visual de acordo com o seu projeto. A contratação da assessoria de um bom cerimonial é fundamental.


A decoração vem para complementar e realçar a beleza de um local, portanto escolher um local de acordo com seu estilo de decoração é essencial.



 

Decoração para Casamento Rústico


A decoração Rústica fica perfeita para casamentos ao ar livre, em especial os realizados na praia, no campo e fazendas. Os elementos, nesse tipo de decoração, são mais simples e utilizam bastante a natureza para incrementar. Abuse de flores – da cor que você preferir – e móveis de madeira rústica,


Se você deseja uma decoração rústica, mas ainda quer um toque de sofisticação, então vale a pena investir na Decoração Rústico Chique. Os elementos para esse estilo são mais requintados, misturando elementos simples com os mais chiques, como lustres e cristais com muitas flores.



O clima campestre pede flores como margaridas, cravos, bocas de leão, gérberas, girassóis e hortênsias. Além disso, este é o ambiente perfeito para as flores perfumadas como as rosas, lírios e lavandas. Mas, dessas não abuse pois existem pessoas que são alérgicas ou se sentem enjoadas com muito cheiro.


Decoração para Casamento Clássico


O que predomina são os elementos discretos e elegantes, como pratarias, porcelanas e cristais e espelhos.


Tudo na decoração clássica é discreto e sem exageros, desde as flores, até a paleta de cores. Por isso, o branco combinado com uma cor mais suave, como o rosa seco, é a preferência! Elementos espelhados devem ser usados com estratégia, pois ele irá refletir tudo que estiver à sua frente, e ainda poderá prejudicar os trabalhos dos fotógrafos e cinegrafistas. De todos os investimentos materiais e sentimentais deste grande dia, as fotos e vídeos são os únicos que ficam para a posteridade. Valorize!!



Decoração de Casamento Personalizada


“Meu casamento minhas regras”. A decoração precisa ser, além de original, muito criativa também! Portanto, não tenha medo de errar e escolha um tema que vocês gostem para personalizar a sua festa. Vale de tudo, casamento vintage, casamento circo, com o tema de filme, como Star Wars e Harry Potter, o que for da vontade dos noivos! Não precisa de muitas flores. Use e abuse de peças decorativas. Mas, lembrem-se! Inspirar não é copiar. Não seja óbvio, seja subliminar. Crie uma atmosfera que lembre o filme escolhido. Antes de tudo a decoração tem que ter a cara dos noivos, não a do decorador, não a do filme.




Decoração para Casamento Romântico


Noivas românticas, que sonham com uma decoração que arranque suspiros de todos os convidados, use e abuse de elementos fofos e cores românticas – pode misturar cores também, como Rosa e Azul Tifany. Espalhar corações e pombos apaixonados nos pequenos detalhes da decoração. Use e abuse de flores, muitas flores! Elas são responsáveis pela cor, vida e aroma da festa. As flores dão o toque delicado, romântico e marcante que uma ocasião como essa pede. Se o casamento for celebrado com uma recepção durante a noite, em um ambiente ou salão fechado, pode apostar em arranjos para casamento mais exuberantes. Uma disposição interessante é mesclar arranjos altos — montados com bastante flores — com arranjos menores. Combinar plantas e velas é outra forma de decoração que vale a pena, pois dá charme e cria ambiente mais intimista.



As melhores flores para arranjos de casamento realizado à noite são: rosas, orquídeas, lírios, tulipas, entre outras. Só fique atenta para que, nas mesas dos convidados, os arranjos não incomodem as conversas e nem o serviço do buffet para casamento. Escolha profissionais experientes, que respeitem seus convidados e os colegas de trabalho. O sucesso de um evento depende do alinhamento e bom relacionamento de todos os envolvidos. O decorador deve entender de fluxo de pessoas durante o evento, e oferecer segurança e conforto além do valor estético do seu trabalho.


7 - Contrate Bons fornecedores


Fazer uma decoração de casamento exige muita dedicação e logística. Contratar profissionais que já tenham referência em sua cidade, com um excelente portfólio e uma possibilidade de acervo pode lhe ajudar na escolha de itens de acordo com o estilo de preferência. Lembrando que é importante você contratar fornecedores que você se simpatize com o estilo do trabalho. O seu decorador será o responsável de deixar o seu casamento com a personalidade dos noivos.


Não vamos nem comentar que um excelente fotógrafo é necessário para que toda a beleza da sua decoração seja bem valorizada nas fotos. 



Fontes:

Eduardo Alexandry, decorador e designer de interiores, está à frente da equipe criativa da Taurus. É um profissional que busca a conexão perfeita entre os anseios e preferências dos clientes às melhores soluções estéticas. O desafio e missão é encontrar caminhos visuais que diferenciem cada projeto para inspirar e encantar convidados.


Instagram: @taurus_decoracao_locacao


Taylla Bastos, formada em Publicidade e Propaganda, com especialização em eventos. Tem apenas 28 anos e herdou uma herança de criatividade e ‘feeling’ para a arte da decoração por ser filha de uma exímia decoradora de Casamentos de Minas -MG: Elimar Moura.


Taylla traz ao mercado de Casamentos em Brasília modernidade e inovação. Um olhar totalmente empreendedor para o ramo de decoração de casamento.


Já com 10 anos de prática no mercado dos casamentos em Brasília busca a cada dia a inovação e criatividade para entregar projetos totalmente originais e cheios de personalidade.


Sua missão é ENCANTAR os noivos ao ver pessoalmente a sua tão sonhada decoração e estender esse encantamento a todos os participantes e convidados desse dia tão especial para eles, dando sempre um atendimento de excelência desde o primeiro contato até a execução do projeto para o GRANDE DIA.


Instagram: @tayllabastos


Fotos de Rafael Ohana Life´s Treasures